Clique e assine a partir de 9,90/mês

PIB dos EUA desacelera no 2° trimestre, com crescimento de 2,1%

Diante cenário com guerra comercial e desaceleração mundial, taxa anualizada aponta crescimento de 2,1% entre abril e junho, menor que os 3,1% do 1º tri

Por da Redação - Atualizado em 26 jul 2019, 11h40 - Publicado em 26 jul 2019, 11h10

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos sofreu desaceleração no segundo trimestre. Segundo a taxa anualizada, o crescimento foi de 2,1%, um ponto percentual a menos que os 3,1% registrado entre janeiro e março deste ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 26, pelo Departamento de Comércio dos EUA. 

O resultado era esperado por analistas de mercado, já que ocorre diante de um cenário de aumento de riscos para as perspectivas econômicas, especialmente da guerra comercial com a China e da desaceleração do crescimento global. A expectativa é de que o Federal Reserve (FED, banco central dos EUA) corte a taxa de juros na próxima quarta-feira. Será o primeira redução em uma década.

Segundo o Departamento do Comércio, a desaceleração do PIB no segundo trimestre reflete impactos negativos de investimentos e exportações, que foram “parcialmente compensados” por acelerações no gasto com consumo.

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) cresceu à taxa anualizada de 2,3%, uma aceleração significativa em relação à alta observada no primeiro trimestre, que foi revisada de 0,5% para 0,4%.

Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, subiu 1,8% entre abril e junho, também em ritmo superior ao dos três primeiros meses do ano, revisado de 1,2% para 1,1%.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

 

Continua após a publicidade
Publicidade