Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

PIB dos EUA cresce 2,1% no 3º trimestre após revisão

Em estimativa anterior, governo previa avanço de 1,5%. Nova previsão fortalece aposta de que Fed aumente a taxa de juros já em dezembro

Por Da Redação 24 nov 2015, 19h33

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a um ritmo mais forte no terceiro trimestre do que inicialmente imaginado, fortalecendo apostas de que o Federal Reserve, o banco central americano, eleve a taxa de juros do país no próximo mês. Entre julho e setembro, a economia americana cresceu a uma taxa anual de 2,1%, contra taxa de 1,5% divulgada no mês passado, segundo o Departamento do Comércio. A revisão do PIB ficou em linha com as expectativas dos economistas.

No geral, o impulso no terceiro trimestre foi dado em grande medida pela revisão para cima dos estoques privados. As empresas acumularam 90,2 bilhões de dólares em estoques no terceiro trimestre, em vez dos 56,8 bilhões de dólares divulgados no mês passado.

A estimativa de crescimento também foi impulsionada por revisões para cima dos gastos corporativos em equipamentos e investimento imobiliário. Embora os gastos do consumidor tenham sido revisados um pouco para baixo, seu ritmo continua acelerado.

A expansão considerável do terceiro trimestre deve colocar a economia em condição de alcançar um crescimento de ao menos 2% na segunda metade do ano. Na sequência do robusto crescimento do emprego em outubro e da forte demanda doméstica, o Fed deve elevar os juros em sua reunião de 15 e 16 de dezembro.

Leia mais:

Standard & Poor’s rebaixa nota da Samarco após desastre em Mariana

Bovespa fecha em alta pelo sexto pregão seguido

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade