Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PIB do Chile cresce 5,7% no terceiro trimestre

De acordo com o banco central do país, economia do Chile continua crescendo mais do que o esperado devido à demanda doméstica

A economia do Chile continua crescendo mais do que o esperado, apoiada na demanda doméstica saudável, segundo o Banco Central do país. O Produto Interno Bruto (PIB) chileno subiu 5,7% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com base em informações do Banco Central, analistas previam alta de 5,4%.

Nos nove primeiros meses de 2012, o PIB do Chile avançou 5,6%. Em termos ajustados sazonalmente, o PIB teve expansão de 1,4% em relação ao segundo trimestre, com uma taxa anualizada de 5,7%.

A expectativa do Banco Central para o crescimento do PIB em 2012 está entre 4,75% e 5,25% e o presidente da instituição, Rodrigo Vergara, recentemente afirmou que a economia chilena provavelmente crescerá no topo desta faixa em 2012. A demanda doméstica aumentou 8,0% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, alimentada pelos investimentos e pelo consumo de bens e serviços pelas famílias.

O Banco Central revisou os dados do segundo trimestre para mostrar expansão anual de 5,7%, em vez de 5,5%, e os do primeiro trimestre para +5,2%, de +5,3%. Além disso, o Chile teve déficit em conta corrente de 4,78 bilhões de dólares no terceiro trimestre, equivalente a 7,4% do PIB.

Leia também:

Chile não quer mais barreiras comerciais com o Brasil durante a crise

Crescimento da América Latina cairá para 3% neste ano, diz Banco Mundial

Evo Morales diz que o Chile é um perigo para a região

(com Estadão Conteúdo)