Clique e assine a partir de 9,90/mês

PIB da zona do euro cai 0,6% em 2012

Segundo a Eurostat, agência de estatísticas, a zona do euro está em recessão há 15 meses e não nove como achavam anteriormente

Por Da Redação - 6 mar 2013, 09h30

A agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, confirmou as leituras iniciais sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco no quarto trimestre do ano passado. Em linha com previsão de analistas, a economia da região sofreu retração 0,6% em comparação com o terceiro trimestre, e queda de 0,9%, em relação aos três últimos meses de 2011. Em todo o ano de 2012 a economia da zona do euro teve contração de 0,6%, segundo a Eurostat, um declínio mais profundo do que o de 0,5% calculado inicialmente.

Devido a uma revisão para baixo nos dados do primeiro trimestre do ano passado, a Eurostat afirmou nesta quarta-feira que a zona do euro está em recessão há 15 meses e não nove, como mostravam os cálculos anteriores. Recessões são definidas como, pelo menos, dois trimestres consecutivos de queda no PIB.

As exportações dos 17 países do bloco tiveram no quarto trimestre do ano passado a maior queda desde o primeiro trimestre de 2009, de 0,9% em comparação com o terceiro trimestre. Esse dado pode ser mais um motivo de preocupação entre os líderes da zona do euro com a recente valorização do euro, que estaria prejudicando a recuperação econômica da região.

Leia mais:

Continua após a publicidade

Bolsas europeias fecham em forte alta nesta terça-feira

Vendas do varejo crescem em janeiro na zona do euro

PIB do Brasil só é maior do que o da problemática zona do euro

Zona do euro enfrentará nova recessão em 2013, prevê UE

Continua após a publicidade

(com Estadão Conteúdo e agência Reuters)

Publicidade