Clique e assine a partir de 9,90/mês

PIB da Rússia desacelera para 0,9% no trimetre

Previsão do governo era de 0,8% de aumento em relação a um ano antes. No quarto trimestre do ano passado, PIB russo avançou 2% na comparação anual

Por Da Redação - 15 Maio 2014, 15h32

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia cresceu a um ritmo mais fraco no primeiro trimestre deste ano na comparação com igual período de 2013 e ficou em 0,9% – um pouco acima da projeção do Ministério de Economia russo, segundo dados preliminares da agência de estatísticas do país.

A previsão do governo era que o PIB aumentaria 0,8% entre janeiro e março em relação a um ano antes. No quarto trimestre do ano passado, o PIB russo avançou 2% na comparação anual.

Leia também:

Brasil deverá cair para a 9ª posição entre as maiores economias

Continua após a publicidade

Errando a mira nos mercados emergentes

Recentemente, o ministério previu que a economia russa poderia entrar em recessão no primeiro semestre de 2014. De modo geral, os economistas consideram que dois trimestres seguidos de contração configuram uma recessão. Para todo o ano de 2014, Moscou prevê alta de 0,5% do PIB, após a expansão de 1,3% registrada no ano passado.

Sanções – O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou este ano para uma previsão modesta de crescimento para a Rússia devido às sanções impostas ao país pelos Estados Unidos e pela União Europeia devido à crise com a Ucrânia. O Fundo prevê que as medidas podem afugentar capital para o país. As previsões de crescimento da economia russa para este ano, feitas pelo FMI, foram reduzidas de 1,3% para apenas 0,2%.

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade