Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

PIB da França se recupera no 3º trimestre após ligeira contração

Por Da Redação 15 nov 2011, 05h37

Paris, 15 nov (EFE).- A economia francesa cresceu 0,4% no terceiro trimestre do ano, frente à queda de 0,1% experimentada nos três meses anteriores, informou nesta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INSEE, na sigla em francês), que com esse segundo número revisou para baixo a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre.

O PIB caiu 0,1% de abril a junho, em vez da estagnação anunciada em setembro pelo organismo.

Apesar desse descenso, se mantém a previsão que o PIB cresça 1,7% neste ano, a mesma percentagem antecipada pelo INSEE em setembro, quando rebaixou suas expectativas para o conjunto do ano.

O consumo privado aumentou 0,3% no terceiro trimestre, frente à queda de 0,8% do segundo, e essa alta foi resultado principalmente do aumento da despesa em energia e água, detalhou o organismo em comunicado.

Contribuiu também para o crescimento a progressão de 0,4% da produção de bens e serviços, frente à queda de 0,1% no segundo trimestre, e a contribuição do saldo comercial, que embora tenha sido 0,4 pontos menor que à do segundo trimestre, se manteve positiva, com 0,1 pontos no PIB.

As importações no terceiro trimestre cresceram 0,3%, ao contrário da queda de 1,2% do trimestre anterior, e as exportações experimentaram uma ligeira aceleração, de dois décimos, para 0,7%.

O organismo acrescentou que nos investimentos houve uma desaceleração do crescimento de dois décimos, para 0,4%, enquanto os estoques tiveram um impacto neutro na evolução do PIB, após uma contribuição negativa de 0,2 pontos no segundo trimestre. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade