Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PIB da Espanha avança 0,4% no 1º trimestre – o melhor resultado em 5 anos

Este é o maior avanço trimestral desde 2008. O país também revisou para baixo sua taxa de desemprego

Em claro sinal de melhora na economia, o PIB (Produto Interno Brunto) espanhol cresceu 0,4% entre janeiro e março de 2014 na comparação com o último período de 2013, segundo dados divulgados pelo Banco da Espanha nesta quinta-feira. Este é o maior avanço trimestral desde 2008, quando estourou a crise. Entre outubro e dezembro do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol havia se expandido 0,2%.

Em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, a economia europeia avançou 0,5%, após nove trimestres consecutivos de taxas interanuais negativas. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a Espanha não registrava um resultado assim desde os primeiros três meses de 2008, antes de entrar na primeira das duas recessões que o país enfrentou nos últimos cinco anos.

Leia mais:

Número de desempregados na Espanha cai para 4,8 milhões

Moody’s eleva rating da Espanha para Baa2

Rajoy promete diminuir austeridade na Espanha

Em paralelo, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revisou a taxa de desemprego para baixo no último trimestre de 2013, passando-a de 26,03% a 25,73%. O INE explicou em seu comunicado que a taxa de desocupação é calculada agora com base no censo de 2011, e não sobre o de 2001, o que levou à revisão das pesquisas trimestrais desde o primeiro trimestre de 2002.

(com agência France-Presse)