Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pfizer tenta repor rombo de US$ 10 bi anual com fim da venda do Lipitor

A número um mundial de produtos farmacêuticos, Pfizer, enfrenta a difícil tarefa de repor os 10 bilhões de dólares anuais em receita gerados pelo medicamento Lipitor, cuja patente expira no final do mês.

Durante os primeiros seis meses após o fim da patente, dois fabricantes de medicamentos, o americano American Watson e o indiano Ranbaxy – filial do japonês Daiichi Sankyo – pretendem lançar um genérico do produto.

O Ranbaxy, no entanto, ainda terá que obter a permissão das autoridades dos Estados Unidos, pois possui problemas relacionados à qualidade de seus produtos na Índia.

A partir de junho, as autorizações para fabricar o Lipitor aumentarão e aparecerão muitas versões genéricas.

O Lipitor, indicado para o controle do colesterol, é o medicamento mais vendido do mundo – que e é responsável por 15% das vendas da Pfizer.

A Pfizer não deu estimativas de perdas de vendas da droga, mas prevê que o volume de negócios de 2012 alcançará entre 63 e 65,5 bilhões de dólares, contra os 67,8 bilhões de 2010.

“As vendas americanas da Lipitor deverão desaparecer por completo no final de 2012 das contas da Pfizer, disse a agência de classificação Standard and Poor’s.

A Pfizer já perdeu no ano passado a exclusividade deste produto em Canadá, Espanha, México e Brasil. O medicamento, no entanto, deve continuar gerando renda nos mercados emergentes.

Nos Estados Unidos, o gigante farmacêutico ainda não decidiu atirar a toalha e quer defender sua cota de mercado ante seus competidores.

A associação com empresas farmacêuticas e de seguros médicos, “oferecerá o Lipitor a um preço abaixo do preço do genérico durante” os próximos seis meses, disse MacKay Jimeson, porta-voz de Pfizer.

O Lipitor, que custa atualmente 120 dólares por tratamento mensal, deveria baixar seu preço em 30% no próximo mês, além de uma queda de 10 a 20% que em geral conferem aos produtos os fabricantes de genéricos ao expirar uma patente.

Como medida de contenção das perdas, a Pfizer se aliou à Diplomat Specialty Pharmacy, uma companhia farmacêutica de Michigan (norte), para criar o programa “Lipitorforyou” (Lipitor para você), acessível em uma página na internet que leva o mesmo nome.