Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pfizer desiste de acordo de US$ 160 bi que criaria a maior farmacêutica do mundo

Empresa anunciou nesta quarta-feira que abriu mão da compra da Allergan devido às medidas do governo americano contra fusões motivadas por razões fiscais

A gigante farmacêutica americana Pfizer anunciou nessa quarta-feira que desistiu de comprar a Allergan por 160 bilhões de dólares devido às medidas tomadas pelo governo americano contra as fusões de empresas impulsionadas por razões fiscais. O acordo da Pfizer com a Allergan, que tem sua sede na Irlanda, criaria o maior grupo farmacêutico do mundo.

“A decisão foi guiada pelas ações anunciadas pelo Departamento do Tesouro em 4 de abril que constituem, para ambas as companhias, uma mudança fiscal desfavorável no marco de seu acordo”, disse a Pfizer, em um comunicado. A empresa também afirmou que os planos de fusão “terminaram de comum acordo”.

Na segunda-feira, o Departamento do Tesouro anunciou novas medidas para evitar que companhias americanas comprem empresas estrangeiras e as usem para fixar seu domicílio fiscal em países onde pagam menos impostos.

Leia também:

Dia das Mães deve ter 28% vagas temporárias a menos que em 2015

Ministério descarta socorro financeiro, mas promete apoio à Oi

(Com Agência France-Presse)