
Por Clarissa Mangueira
Paris – A montadora francesa Peugeot Citroën estabeleceu os termos de um aumento de capital de � 1 bilhão para formar uma ampla aliança com a General Motors, destinada a impulsionar suas operações na Europa.
A montadora francesa emitirá até 120,8 milhões de novas ações com um desconto de 42% sobre o preço ponderado do papel na segunda-feira, afirmou a companhia. A oferta, para 16 ações novas de 31 ações existentes – será aberta entre 8 e 21 de março.
Cada acionista da Peugeot receberá um direito de subscrição preferencial por ação detida no fechamento da negociação em 7 de março. O preço de subscrição para novas ações foi estabelecido em 8,27 euros por nova ação, nas bases de 16 novas ações para 31 existentes, afirmou a montadora.
O preço de subscrição representa um desconto de 32,4% sobre o preço projetado da ação após a emissão de novas ações, de 12,23 euros.
A Peugeot Citroën disse que não pagará um dividendo como parte do seu esforço para impulsionar suas finanças.
Às 10h55 (de Brasília), as ações da Peugeot recuavam 3,73% na Bolsa de Paris, enquanto as da GM caíam 1,31% no pré-mercado em Nova York. Alguns analistas alertaram que a diluição significante que os acionistas enfrentam com o aumento de capital e o não pagamento do dividendo, anunciado por ambas as montadoras, irão reduzir os benefícios financeiros iniciais da aliança, mesmo se o corte de custos anual atingir US$ 2 bilhões por ano em cinco anos. As informações são Dow Jones.