Petróleo termina sessão com ganhos em NY e em Londres

Os preços do barril de petróleo terminaram a segunda-feira em forte alta em Nova York e em Londres, influenciados pelo bom humor dos mercados acionários. Dados positivos sobre consumo divulgados pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos e a ausência de maiores danos causados pelo furacão Irene sobre as instalações petrolíferas do país deram o tom dos negócios neste pregão.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em outubro terminou o dia cotado a 87,27 dólares, em alta de 1,90 dólar em relação à sexta-feira.
No IntercontinentalExchange de Londres, o barril do Brent do mar do Norte com igual vencimento ganhou 52 centavos, fechando a 111,88 dólares. O volume de operações, no entanto, foi reduzido por ser feriado no Reino Unido.
“O que conta é o mercado de ações”, que indicava forte alta ao final da sessão no Nymex, disse Rich Ilczysyn, da MF Global.
Segundo o analista, os mercados seguem estimulados pelo discurso pronunciado na sexta-feira pelo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, que estendeu o período de reunião de política monetária para dois dias e acrescentou uma coletiva de imprensa ao fim do último dia de reunião.
“A expectativa do mercado é que poderão ser anunciadas mais medidas de reativação econômica a partir dessas reuniões”, disse.
De acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos,o consumo dos lares americanos subiu mais que o previsto, em alta de 0,8% em julho em relação a junho.
O alívio em relação ao furacão Irene – que ameaçou até mesmo comprometer as operações desta segunda-feira em Nova York – também pesou sobre o humor de mercado, pois apesar de não se produzir petróleo nas regiões afetadas, não houve danos nos postos de gasolina nem em pontos de armazenamento, disseram analistas do Commerzbank.
O furacão perdeu força na manhã de domingo e seu centro não tocou a cidade de Nova York. Boa parte da costa leste americana foi atingida, mas as primeiras estimativas indicam prejuízos menores que o esperado.
Os preços do barril de petróleo já haviam indicado alta na semana anterior, em um período de relativa calmaria nos mercados de ações.