Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petróleo termina em queda em NY e em Londres

Os preços dos contratos futuros de petróleo terminaram em queda nesta segunda-feira em Nova York e em Londres, em um mercado paralisado pela possibilidade de um novo rebaixamento da nota dos Estados Unidos caso o país não chegue a um acordo sobre a redução do orçamento.

O barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em janeiro fechou em queda de 75 centavos em relação à sexta-feira, a 96,92 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em janeiro terminou a 106,88 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), em queda de 68 centavos.

Segundo especialistas, a sessão desta segunda-feira foi foi abalada pelas incertezas em relação ao sistema financeiro europeu e pelo fracasso da supercomissão do Congresso americano, “além da advertência da Moody’s sobre os bancos e a dívida francesa”, disse John Kilduff, analista da Again Capital.

A agência americana de classificação financeira ameaçou reduzir a nota soberana francesa, dizendo que os custos de financiamento elevados, somados à perspectiva de crescimento que se deteriora, “terão implicações de crédito negativas”.

Os investidores temem que a nota dos EUA também seja rebaixada caso o país não atinja um consenso sobre o orçamento.