Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petróleo fecha em queda em NY, a US$ 100,39 o barril

Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta quinta-feira em Nova York, pressionados pela fragilidade da demanda de gasolina nos Estados Unidos, maior consumidor mundial de petróleo.

O barril de “light sweet crude” (WTI) para entrega em fevereiro fechou em 100,39 dólares, 20 centavos abaixo do fechamento de quarta-feira no New York Mercantile Exchange, depois de ter aberto em alta.

“O relatório sobre o consumo de gasolina foi horroroso. Houve um saldo importante nas reservas”, disse Tom Bentz, analista do BNP Paribas.

Os dados semanais das autoridades americanas deram conta de uma alta importante das reservas de gasolina, de 3,7 milhões de barris na semana que terminou em 13 de janeiro.

Em relação a igual período do ano passado, a demanda de combustível caiu 6,1%.

Este documento “moderou o impacto das boas estatísticas publicadas nos Estados Unidos”, afirmou Bentz, fazendo referência a uma queda dos pedidos de seguro-desemprego, que ficaram em seu nível mais baixo desde abril de 2008, e a um aumento da atividade manufatureira na região da Filadélfia em janeiro pelo segundo mês consecutivo.

As reservas de petróleo caíram 3,4 milhões de barris na semana encerrada em 13 de janeiro, para ficar em 331,2 milhões de barris, enquanto os analistas questionados pela agência Dow Jones Newswires esperavam um aumento de 2,4 milhões.