Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petróleo cai junto com euro diante de preocupações

Por Danielle Chaves

Londres – Os preços dos contratos futuros de petróleo operam em baixa enquanto os investidores realizam lucros após o rali de sexta-feira e enquanto as preocupações com a crise de dívida da zona do euro voltam a se aprofundar. O mercado de petróleo acompanha o desempenho negativo do euro e das bolsas, pressionados pela falta de um acordo para reestruturação da dívida da Grécia.

Segundo Glen Ward, diretor de derivativos de varejo da London Capital Group, mais perdas são esperadas no curto prazo. “Há o dólar forte e uma grande liquidação longa entre as commodities”, afirmou. No entanto, as contínuas tensões entre o Irã e o Ocidente, bem como os problemas na oferta de petróleo, provavelmente limitarão as quedas dos preços.

Durante o fim de semana o Irã reiterou sua ameaça de interromper unilateralmente as exportações para a Europa antes de um embargo determinado pela União Europeia começar a ter efeito, em 1º de julho. Também estão aumentando os receios de que Israel lance um ataque contra as instalações nucleares do Irã.

Analistas afirmam que as incertezas geopolíticas deverão manter o mercado de petróleo volátil. “Existe muita coisa acontecendo e boa parte disso pode sair do controle, levando os preços do petróleo e os mercados de ações a se moverem em direções diferentes”, comentaram analistas da PVM. Às 9h47 (de Brasília), o petróleo WTI para março caía 1,02% na Nymex, para US$ 96,84 por barril, enquanto o brent para março recuava 0,54% na ICE, para US$ 113,96 por barril. As informações são da Dow Jones.