Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petrobras sobe em 2,5% o preço da gasolina nas refinarias

Alta no preço reflete avanço na cotação do petróleo; valor para o consumidor final tem margem das distribuidoras e revendedores e quase 59% de imposto

A Petrobras subiu o preço da gasolina nas refinarias em 2,5%. A partir desta quinta-feira, 17, o combustível é vendido a 1,4990 reais por litro. O óleo diesel continua com a cotação de  1,9484 reais por litro, segundo informações da companhia.

O litro da gasolina estava cotado a 1,4624 reais desde 11 de janeiro e o diesel está na mesma cotação desde o dia 12.

A política de preços da Petrobras leva em consideração o valor do câmbio e as cotações internacionais. Os reajustes podem ser feitos diariamente. Porém, para ter um pouco mais de estabilidade no valor a petroleira adota um mecanismo comercial que permite segurar os valores por até 15 dias.

O repasse do reajuste da gasolina ao consumidor final depende tanto das distribuidoras como dos postos de combustível. Segundo a companhia, o valor da gasolina na refinaria equivale a 25%. 16% são da distribuidora e dos postos e 59% são de imposto. 

Nos postos

Na semana passada, o preço médio da gasolina nos postos do Brasil caiu 0,76% para 4,297 reais por litro, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

No período , o diesel caiu 0,2% nos postos nesta semana, para 3,434 reais por litro.