Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petrobras quer emitir R$ 3 bi em títulos para captar recursos

Estatal enviou pedido de análise prévia à associação de mercado de capitais. Dinheiro será voltado a investimento, alongamento da dívida e custeio de despesas

A Petrobras informou nesta quarta-feira que submeteu à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) pedido de análise prévia para emitir debêntures no valor total de 3 bilhões de reais. O valor poderá ser aumentado em função do exercício de eventual distribuição de debêntures adicionais e de debêntures suplementares. Debênture é um título de dívida negociável que dá ao detentor o direito de crédito contra a companhia emissora. Empresas recorrem à emissão de debêntures para captar recursos.

Em fato relevante, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal informa que a oferta será de, inicialmente, 300 mil debêntures, com valor nominal unitário de 10 mil reais, na data de emissão.

Segundo a companhia, os recursos captados com a emissão serão destinados a investimentos previstos no Plano de Negócios e Gestão, para o alongamento do endividamento da companhia e para o custeio de despesas já feitas.

“Oportunamente, será divulgado aviso ao mercado as demais características da emissão; os locais para obtenção do prospecto preliminar; as datas estimadas e locais de divulgação da oferta; e as condições, o procedimento e a data para realização do procedimento de coleta de intenções de investimento (bookbuilding)”, informa a empresa.

A emissão de 3 bilhões de reais de debêntures contará com três séries. O BB Investimentos é o coordenador-líder, enquanto Banco Bradesco BBI, Banco Votorantim, Banco BTG Pactual e Banco Itaú BBA foram escolhidos como coordenadores.

Leia mais:

Braço do HSBC na Alemanha processa Petrobras

Desemprego na Grande São Paulo sobe para 13,7% em julho

(Da redação)