Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petrobras investirá US$20 mi para produzir etanol em Moçambique

RIO DE JANEIRO, 3 Mai (Reuters) – A Petrobras vai investir 20 milhões de dólares para a produção de etanol em Moçambique, disse o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.

A unidade de biocombustíveis da estatal já tem acordo com a Guarani, subsidiária da Tereos, em uma unidade de produção de açúcar em Moçambique.

O investimento, segundo o executivo, será destinado à construção de uma destilaria para a produção de etanol e em unidades de tancagem do produto.

Rossetto acrescentou que a Petrobras espera a definição do marco regulatório por parte do governo moçambicano para avançar no projeto.

“Pretendemos rapidamente iniciar a produção porque já temos uma estrutura disponível. O que vamos fazer trata-se da construção da tancagem, destilaria e instalação da rede de distribuição nacional”, disse ele a jornalistas, durante evento no Rio.

“O projeto é para atender o mercado de Moçambique com etanol. O que estamos aguardando é a definição das regras para utilização de etanol em Moçambique”, explicou.

Segundo o executivo, Moçambique tem um marco regulatório geral para combustíveis, mas faltam definir detalhes como preço, mecanismos de distribuição, logística, qualidade do produto vendido e revenda.

“O que falta é esse ajuste normativo. Isso é uma etapa final da regulação do uso do etanol na mistura da gasolina.”

Rossetto não adiantou o volume que poderá ser produzido pela destilaria.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)