Clique e assine a partir de 9,90/mês

Petrobras encontra grande coluna de óleo no pré-sal

Descoberta comprova extensão de reservatórios no sul da área de Franco

Por Da Redação - 21 ago 2012, 20h57

A Petrobras anunciou nesta terça-feira a descoberta de petróleo de boa qualidade no pré-sal da Bacia de Santos que comprova a extensão de reservatórios de petróleo no sul da área de Franco. A empresa revelou que encontrou durante a perfuração do poço conhecido informalmente como Franco SW uma coluna de pelo menos 295 metros de hidrocarbonetos, o que poderá resultar em outro grande campo de petróleo na região.

“A descoberta comprova ainda a extensão dos reservatórios de petróleo no sul da área de Franco (o poço descobridor). A coluna de hidrocarbonetos verificada até o momento é de 295 metros”, disse a estatal em comunicado.

Na semana passada passada, geólogos avaliaram que a coluna de 400 metros de petróleo encontrada no prospecto de Carcará, também no pré-sal, é suficiente para indicar um novo campo gigantesco na região.O novo poço, denominado 3-BRSA-1053-RJS (3-RJS-699), é o quarto perfurado na área da cessão onerosa e fica a uma profundidade de 2.024 metros, a cerca de 210 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

Por meio do processo da cessão onerosa, a União cedeu à Petrobras o direito de extrair cerca de 5 bilhões de barris de áreas do pré-sal que ainda não foram licitadas. O campo de Franco será responsável pela maior parte do petróleo da União que será apropriado pela Petrobras, com 3,058 bilhões de barris.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Produção de petróleo poderia ser melhor, diz diretora da ANP

Petrobras lança programa de R$ 3 bi para desenvolver cadeia petrolífera

(com Reuters)

Publicidade