Petrobras deve avançar em produção nos próximos anos

Por Kelly Lima
Rio – O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, defendeu hoje que apesar de a companhia não ter cumprido até 2011 o que se comprometia em metas de produção, deverá mudar este cenário nos próximos anos.
“Os senhores devem estar se perguntando como acreditar que vamos colocar todos estes sistemas de produção em operação até 2013, se não cumprimos o cronograma anterior, até 2011. Mas posso garantir que destes sete sistemas que vão entrar em 2013 cinco já estão contratados e em construção”, afirmou em apresentação para empresários e fornecedores na Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan). Segundo ele, “o grau de maturidade” que a companhia tem hoje nos projetos “é muito maior do que no passado”.
De acordo com o executivo, isso vai acontecer também na área de barcos de apoio, que hoje somam 287, mas devem chegar a 423 em 2013 e 568 unidades em 2020. Nas plataformas, o crescimento também é considerável, disse Gabrielli, destacando que a companhia deverá saltar de 44 plataformas atuando para 94 em 2020. “Com tudo isso, não sei nem como é que eu durmo”, brincou, completando: “é um desafio, sem dúvida, é um desafio”.