Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Petrobras bate recordes na entrega de gás ao mercado

Por Da Redação 1 mar 2012, 09h50

A Petrobras informou nesta quinta-feira que bateu novo recorde na entrega de gás natural ao mercado, em 2011, alcançando uma vazão anual de 37 milhões de metros cúbicos por dia de gás ofertado. A companhia registrou ainda novos recordes mensal e diário: no mês de dezembro de 2011, a vazão ofertada alcançou a marca de 42,4 milhões de m3/d; e no dia 23 desse mesmo mês, foram ofertados 46,1 milhões de metros cúbicos.

Segundo a companhia, “o expressivo crescimento da oferta de gás nacional observado nos últimos anos é fruto de uma série de investimentos realizados no desenvolvimento de projetos de produção de gás natural, por meio do Plano de Antecipação da Produção de Gás (Plangás)”. Conforme o comunicado, no âmbito do programa, vários novos campos começaram a produzir desde 2008 nas Bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos, com destaque aos campos de gás não associado de Canapu e Camarupim.

“A significativa elevação da oferta de gás natural em 2011 foi possível graças à entrada em produção dos campos de Mexilhão, Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos, bem como ao início das operações da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, no Estado de São Paulo. Também na Bacia de Santos, teve destaque o início do aproveitamento do gás do pré-sal, com o escoamento da produção do campo de Lula”, diz a Petrobras, na nota.

A companhia ressalta ainda que, além do Plangás, dois outros fatores foram fundamentais para alcançar os recordes: o êxito do Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás Natural (POAG), que tem permitido melhorar o desempenho das unidades operacionais das regiões Sul e Sudeste, e o incremento da entrega de gás para geração termoelétrica na Região Norte.

(Com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade