Clique e assine a partir de 9,90/mês

Perspectivas positivas sustentam Bolsas da Europa

Por Da Redação - 14 set 2011, 08h36

Por Cynthia Decloedt

Londres – As bolsas europeias mudaram de humor e operavam em alta forte na manhã de hoje. A elevação é sustentada pela perspectiva de criação de um bônus único europeu e pelas declarações de um porta-voz francês de que o país fará o necessário para evitar o default da Grécia. A possibilidade de a China comprar bônus de países da periferia da Europa também dá gás aos preços das ações.

Às 8h18 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres subia 1,58% e a Bolsa de Frankfurt operava em alta de 2,24%; a Bolsa de Paris registrava ganho de 1,68%. Em Milão, a bolsa subia 2,04%; em Madri, avançava 2,44%.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que a comissão irá apresentar em breve opções para a introdução de um bônus único europeu para a zona do euro.

Continua após a publicidade

Já o vice-diretor da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma da China, Zhang Xiaoqiang, disse que a “China deseja ajudar os países atingidos pela crise de dívida soberana com a compra de alguns de seus bônus”.

Ontem, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, declarou ser preciso assegurar que a crise da dívida soberana da Europa não se alastre e afirmou que a China está disposta a expandir seus investimentos na zona do euro. Mas ressalvou que os líderes da União Europeia precisariam dar o “passo audacioso” de reconhecer a China como uma economia de mercado. As informações são da Dow Jones.

Publicidade