Clique e assine a partir de 9,90/mês

Pedidos de falência caem 40,1% em fevereiro

Segundo a Serasa Experian, no mês passado foram registrados 100 pedidos de falência, ante 167 do mês anterior

Por Da Redação - 6 mar 2013, 11h03

Os pedidos de falência no Brasil recuaram 40,1% fevereiro em relação a janeiro, apurou a Serasa Experian. No mês passado foram registrados 100 pedidos, ante 167 do mês anterior. O número de falências decretadas, por sua vez, subiu no segundo mês do ano, passando de 47 casos em janeiro para 53 em fevereiro.

Para a Serasa, contudo, os decretos de falências “não refletem a conjuntura econômica atual, uma vez que a falência de uma empresa pode demorar até dois anos para ser decretada”. Dos pedidos de falência de fevereiro deste ano, 64 foram de micro e pequenas empresas, 29, de médias e 7, de empresas de grande porte.

Os economistas da Serasa Experian avaliam que o “fator calendário foi preponderante para a queda, em fevereiro, nos números de falências requeridas e recuperações judiciais decretadas”. Foram 67 recuperações judiciais deferidas em fevereiro, contra 109 de janeiro.

Os pedidos de recuperação judicial também caíram, de 128 em janeiro para 70 em fevereiro. “Ao mesmo tempo, é possível notar que a recuperação gradual das vendas em alguns setores econômicos, em razão do recuo na inadimplência dos consumidores e da permanência dos juros baixos, começa a gerar algum alívio financeiro, mesmo com pressões de custo, como a inflação”, avaliou a instituição, por meio de nota.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Inadimplência de empresas sobe 10,3% em janeiro, diz Serasa

Apple é a empresa mais admirada pela 6ª vez

Publicidade