Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Páscoa: 39% vão gastar menos neste ano, mostra levantamento

No ano anterior, 5% dos consumidores ficaram no vermelho por conta da data comemorativa

Por Da redação
Atualizado em 7 abr 2017, 08h41 - Publicado em 7 abr 2017, 08h41

Os consumidores pretendem gastar menos com ovos e presentes de Páscoa neste ano. Levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais mostra que 39% querem gastar menos neste ano do que na Páscoa de 2016.

Esse cenário, segundo a pesquisa, se deve a fatores como a alta nos preços dos ovos de chocolate e ao desemprego. Entre os entrevistados, a percepção de que o preço dos ovos aumentou é grande: 56% compartilham da sensação.

No total, 57% dos brasileiros vão presentar alguém nesta Páscoa. Três em cada dez (28%) estão indecisos e 15% disseram que não comprarão nada. Entre os que não vão fazer compras, os motivos mais citados são o endividamento e a priorização de dívidas (22%). A falta de costume ou o fato de não gostarem da data (18%) e o desemprego (17%) completam a lista de justificativas.

A pesquisa ainda revela que a média de gasto para esse ano deve ficar em torno de 140 reais. Entretanto, 34% dos compradores pretendem gastar até 100 reais. 70% dos entrevistados vão pagar à vista, seja em dinheiro ou débito. Apenas 15% dos consumidores pretende pagar as compras com o cartão de crédito. O parcelamento é citado por 11% dos entrevistados.

Continua após a publicidade

Em um momento de grandes incertezas e pouco propício ao endividamento, o ideal é fazer compras à vista. Diminuir o tamanho dos ovos, presentear menos pessoas e ser criativo na hora de agradar são outras saídas válidas. A Páscoa é apenas a primeira data comemorativa do ano e pode ser arriscado já comprometer o orçamento com prestações”, orienta o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli.

As pessoas mais presenteadas na data serão os filhos, com 58% das referências, os maridos e as esposas são o segundo grupo mais citado, com 46%. Mães e os próprios entrevistados completam a lista.

Ainda assim, 89% dos consumidores vão pensar duas vezes antes de comprar, de acordo com o estudo. A pesquisa de preços é uma tendência forte, principalmente entre as pessoas da classe C e as mulheres, nesses grupos, 91% e 93%, respectivamente, pretendem comparar valores antes da compra.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.