Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Paris abre cursos em diversas áreas para completar sua oferta turística

Por Da Redação 8 fev 2012, 12h37

Paris, 8 fev (EFE).- O governo de Paris apresentou nesta quarta-feira uma oferta de 400 cursos e atividades relacionadas com gastronomia, cinema, fotografia e moda, as quais fazem parte de um programa de turismo criativo criado para completar os serviços turísticos da capital francesa.

A iniciativa, que integra a Rede de Turismo Criativo, visa uma maior ‘especialização’ do turismo cultural, um conceito reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), explicou à Agência Efe a coordenadora do projeto, Caroline Couret.

A estratégia adotada na capital francesa incentiva a criação destes novos cursos. A ideia é combinar os próprios recursos com a tradição cultural da Cidade da Luz, assinalou Sylvie Desnouveaux, outra responsável pelo projeto Creative Paris (www.creativeparis.info).

Trata-se de um tipo de turismo que se está ‘consolidando’ pela crise econômica e pela ‘crescente demanda de experiências exclusivas’.

Segundo Caroline, estes programas se adequam à conjuntura econômica porque não requerem investimento e aproveitam as instalações existentes. Além disso, seu êxito não está ligado ao altos e baixos da estação, servindo para descongestionar as zonas turísticas e ampliar a gama de produtos turísticos ao visitante.

Outro aspecto positivo desta iniciativa recai sobre o fato de que os turistas interessados nesses cursos podem ‘se relacionar com a população local de uma forma mais ativa’, acrescentam os responsáveis pelo projeto.

Depois de Paris, essa rede espera impulsionar ‘o movimento de turismo criativo’ em outras cidades ‘internacionais’, como Barcelona e Roma. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade