Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Por que você deve prestar atenção se receber este sinal no WhatsApp

Texto encaminhado pelo aplicativo pode conter informações falsas ou sigilosas

Desde o dia 10 de julho, usuários do WhatsApp estão recebendo avisos que mostram se uma mensagem foi encaminhada a partir de outra conversa, em vez de ter sido escrita pessoalmente pelo interlocutor.

Se você já recebeu essa sinalização, deve prestar atenção redobrada ao conteúdo da mensagem antes de tomá-la como verdade ou passá-la adiante.

Isso porque muitas correntes que circulam de um grupo para o outro na rede social podem conter informações desatualizadas ou falsas – as chamadas fake news –, dados confidenciais de terceiros e até mesmo boatos com potencial de prejudicar outras pessoas. Pesquisa do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), mostra que grupos de família do WhatsApp são o principal meio de disseminação de notícias falsas.

“Com o aviso de mensagem encaminhada, é até possível processar todos que compartilharam informações comprometedoras, como as que podem derrubar ações na Bolsa”, exemplifica Daniele Rodrigues, gerente de conteúdo da agência F.Biz. Em sua avaliação, o Facebook, dono do aplicativo, criou este recurso para “priorizar a transparência” no aplicativo, principalmente após o escândalo de vazamento de dados que envolveu a Cambridge Analytica.

Para o especialista em marketing Gabriel Rossi, a rede social busca recuperar sua credibilidade ao exigir mais responsabilidade e atenção das pessoas que compartilham informações. “Aos poucos a empresa está tentando recuperar a confiança do usuário”, afirma ele, que é professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).