Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Para economistas, inflação segue pressionada no início de 2013

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira mostra expectativa de inflação em alta; analistas acreditam que reunião do comitê de política econômica do BC nesta semana não deve mexer na taxa básica de juros

A pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, mostra que a inflação segue pressionada, na opinião de economistas e analistas do mercado financeiro.

A estimativa é que o IPCA encerrará 2013 a 5,53%, 0,11 ponto porcentual a mais do que a projeção feita em 14 de dezembro. Na semana passada, a expectativa era de uma alta de 5,49%. Em todas elas, porém, fica claro que o governo está cada vez mais distante do centro da meta, de 4,5%.

O mercado bateu o martelo que a Selic será mantida nos atuais 7,25% na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta semana.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) esperado, que era de 3,40% há quatro semanas, caiu para 3,20%.

Segundo a equipe de pesquisa e estudos econômicos do Bradesco, “as projeções do mercado mostraram poucas alterações, com o consenso para 2013 ainda apontando para taxa de juros estável, câmbio praticamente constante e PIB crescendo 3,20%” – o que indica aceleração em relação a 2012.

(Com agência Reuters)