Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Para Dilma, política monetária tem margem de manobra

BRASÍLIA (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que a inflação está sob controle e que a política monetária adotada pelo governo federal permite margem de manobra.

“A inflação está sob controle e avançamos ainda mais em nosso esforço de consolidação fiscal com uma política monetária que permite margem de manobra em relação aos juros”, disse a presidente em discurso durante almoço de confraternização com oficiais-generais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

No discurso, em que Dilma fez aos militares um balanço de seu primeiro ano de governo, a presidente previu que o país terá crescimento econômico acompanhado de estabilidade.

“Temos atraído volumes recordes de investimentos diretos externos e nossas reservas internacionais ultrapassam os 350 bilhões de dólares. Temos também um colchão de liquidez sobre a forma de depósitos compulsórios no Banco Central da ordem de 430 bilhões de reais”, acrescentou.

Dilma mencionou também o que chamou de “conquistas sociais” de seu primeiro ano de governo e destacou o papel das Forças Armadas no futuro do país.

“As nossas Forças Armadas serão parcerias inestimadas na construção deste novo Brasil. Um Brasil forte, profissionalizado, com capacidade de criar e construir ciência, tecnologia e inovação, exige Forças Armadas fortes e capazes de construir este país”, disse.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)