Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papandreou confirma decisão de realizar plebiscito sobre plano de resgate

Atenas, 1 nov (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Giorgos Papandreou, reiterou nesta terça-feira em Atenas, em reunião extraordinária do Conselho de Ministros do país, sua determinação de convocar um plebiscito sobre o novo plano de resgate financeiro estipulado pela zona do euro, segundo o porta-voz oficial do governo, Angelos Tolkas.

‘O conselho ministerial está em andamento, e o primeiro-ministro insiste em realizar o referendo com base nos anúncios feitos ontem à noite’, disse Tolkas em entrevista à rede de televisão estatal ‘NET’.

Fontes próximas a Papandreou disseram à imprensa grega que o premiê havia afirmado que ‘não voltará atrás no tema do referendo, e quer ter a decisão do povo grego’.

Papandreou insinuou que os bancos e a imprensa querem derrubar o governo, ainda segundo as fontes.

O surpreendente anúncio do primeiro-ministro grego, feito na segunda-feira, que submeterá a plebiscito o resgate financeiro para o país, firmado com grande dificuldade na semana passada em Bruxelas, acionou sinais de alerta nas capitais europeias, afundou as bolsas e abriu uma crise política interna.

A sessão extraordinária do Conselho de Ministros, convocada em caráter de urgência por Papandreou, continuava a portas fechadas no início da noite de hoje (horário local), na véspera do debate que o Parlamento de Atenas abrirá sobre a moção de confiança ao governo que o próprio primeiro-ministro solicitou. EFE