Clique e assine com 88% de desconto

Pão francês e passagem aérea intensificaram inflação de setembro

A alta do dólar resultou no aumento do preço do trigo e do combustível de aviação

Por Da Redação - 9 out 2013, 16h04

O aumento de preço das passagens aéreas e do pão francês foi o fator que mais impactou o avanço do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em setembro. Influenciadas pela alta do combustível de aviação, as passagens subiram 16,9% no mês passado e contribuíram com 0,08 ponto porcentual na taxa de 0,35% em setembro. O segundo principal impacto veio do pão francês, que subiu 3,37% em setembro e respondeu por 0,04 ponto porcentual. No ano, a alta é de 11,39% e, em 12 meses, chega a 14,79%.

“Embora seja um gasto pequeno, é um gasto diário. E para algumas famílias, é um gasto bem importante”, disse a coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos. O preço do pão francês também foi impactado pela da alta do dólar, que encareceu o trigo para o mercado brasileiro. O país importa mais da metade do que é consumido.

Além disso, as safras no Brasil e na Argentina, principal fornecedor, também foram prejudicadas por problemas climáticos. “A proibição, ou a ameaça de proibição à exportação pela Argentina, com o objetivo de atender o mercado interno, impulsionou os preços”, explicou Eulina. “No início do ano, o impacto vinha do problema de abastecimento da Argentina e isso foi combinado com o aumento do dólar nos últimos meses”. O preço do trigo acumula altas de 23,68% no ano e de 29,96% em 12 meses, segundo o IBGE.

Leia também:

Publicidade

Inflação oficial acelera para 0,35% em setembro

Mantega se diz satisfeito com resultado do IPCA e promete ficar alerta com a inflação

Prévia da inflação acelera em setembro

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade