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Pão de Açúcar espera Cade para terminar integração com Via Varejo

Conclusão da captura de sinergias está condicionada à aprovação do processo de fusão de Ponto Frio e Casas Bahia às operações da varejista

A conclusão da captura de sinergias (integração operacional) decorrente da união de Ponto Frio e Casas Bahia às operações do Pão de Açúcar ainda está condicionada à aprovação do processo de fusão por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Não há ainda previsão para o julgamento acontecer.

“Boa parte das sinergias já foi capturada. Vai ficar para 2012 um ajuste mais fino”, disse nesta sexta-feira o presidente da Via Varejo (ex-Globex), Raphael Klein, em teleconferência sobre os resultados do grupo em 2011. “Há melhorias ainda… teríamos condições para capturar mais sinergias em 2011, mas ficou condicionado ao Cade”.

O Pão de Açúcar firmou acordo de fusão com a Casas Bahia no final de 2009, mesmo ano em que adquiriu os ativos do Ponto Frio. A parceria com a empresa comandada pela família Klein, entretanto, só foi ratificada em novembro de 2010.

Ambas operações ainda não passaram pelo crivo do Cade, que não tem uma previsão para analisar o negócio. A próxima reunião do órgão de defesa da concorrência no país acontece em 14 de março, ainda sem uma pauta definida. “Estamos trabalhando bem próximos ao Cade”, acrescentou Klein.

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda recomendou, em março do ano passado, que o Cade impusesse restrições à fusão entre as companhias por ter identificado sobreposições em doze regiões, recomendando a venda de ativos nesses mercados.

No ano passado, a varejista desembolsou 153 milhões de reais na integração das operações de Ponto Frio e Casas Bahia. “Em 2012 os gastos serão muito pequenos, nada comparado com o que tivemos em 2011”, assinalou o executivo nesta sexta-feira.

2012 – O Grupo Pão de Açúcar não forneceu qualquer estimativa referente a este ano, afirmando que as projeções serão divulgadas em evento no final de março. A Via Varejo, que também inclui as operações da Nova Pontocom – divisão que reúne as empresas de comércio eletrônico do grupo -, teve lucro líquido de 125,9 milhões de reais no último trimestre e de 103,9 milhões de reais no fechado de 2011. Já o Pão de Açúcar registrou lucro líquido consolidado de 361 milhões de reais no quarto trimestre de 2011, acima do esperado pelo mercado.

(com Reuters)