Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pão de Açúcar eleva em 24% investimentos para 2012

SÃO PAULO (Reuters) – O Grupo Pão de Açúcar planeja realizar investimentos da ordem de 1,966 bilhão de reais ao longo de 2012, montante 24,3 por cento superior ao desembolsado no ano passado, conforme documento enviado nesta quinta-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O aporte deve se destinar principalmente para abertura e reforma de lojas, compra de terrenos e infraestrutura logística e tecnológica.

Em 2011, o plano inicial da companhia previa até 1,410 bilhão de reais em investimentos. O aporte, entretanto, foi 12,2 por cento maior, sendo quase 246 milhões de reais destinados a abertura de lojas e aquisição de terrenos, mais de 660 milhões a reforma de lojas e cerca de 676 milhões a infraestrutura.

“Nosso plano de investimentos reflete nossa expectativa positiva em relação ao desempenho da economia brasileira”, afirmou a varejista no documento, reiterando que irá priorizar o crescimento orgânico, “sem deixar de analisar oportunidades de aquisição que possam trazer sinergias às nossas operações”.

O plano de investimentos deve ser votado em assembleia geral ordinária e extraordinária convocada para 27 de abril.

Ao longo de 2011, o grupo ressaltou que 2012 seria o ano em que a empresa vai se concentrar fortemente em expansão orgânica de lojas, após priorizar a conversão de unidades no ano passado.

Nesse sentido, a companhia planeja abrir cerca de 420 lojas até 2014, sendo a maior parte de unidades de pequeno formato, sob a bandeira Extra Fácil.

Em 2011, a varejista converteu as lojas Compre Bem e Sendas para a bandeira Extra e redesenhou as unidades Assai, além de ter convertido as unidades Extra Fácil para a marca Minimercado Extra.

A integração de Casas Bahia ao grupo também está prevista para ser concluída este ano.

(Por Vivian Pereira)