Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PANORAMA2-Mercado mantém ansiedade com Europa durante feriado

SÃO PAULO, 24 de novembro (Reuters) – O feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos tirava um pouco do volume do mercado nesta quinta-feira, mas não diminuía a ansiedade dos investidores com a crise da dívida na zona do euro.

O dólar subia mais de 1 por cento, acima de 1,88 real, e as bolsas caíam na Europa e no Brasil. Os juros futuros caíam, indicando chances de um corte maior da Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima semana.

O mau humor do mercado se consolidou após a entrevista coletiva da chanceler alemã, Angela Merkel, do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e do premiê italiano, Mario Monti.

Merkel, negando informações que circularam na noite de quarta-feira após uma reportagem do jornal alemão Bild, disse que eventuais mudanças nos tratados da União Europeia rumo a uma maior união fiscal não mudarão sua postura contrária à emissão de bônus conjuntos da zona do euro.

Antes da entrevista, autoridades francesas disseram que Sarkozy pressionaria Merkel a mudar de opinião. A emissão de bônus conjuntos da zona do euro é considerada por muitos como uma das poucas saídas para a crise da zona do euro, mas enfrenta rejeição na Alemanha, que na prática acabaria assumindo parte das dívidas de outros países europeus.

No Brasil, a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país caiu para 5,8 por cento em outubro ante setembro, menor patamar para o mês em nove anos. Mas a queda na renda média mensal do trabalhador e a fraqueza das contratações na indústria sugerem que o mercado de trabalho pode estar perdendo fôlego.

Além disso, o Tesouro Nacional vendeu em leilão nesta quinta-feira 4,75 milhões de Letras do Tesouro Nacional (LTN), da oferta de 4,8 milhões de títulos.

Veja como estavam os principais mercados às 13h20 desta quinta-feira:

CÂMBIO

O dólar era cotado a 1,8855 real, em alta de 1,39 por cento frente ao fechamento anterior.

BOVESPA O Ibovespa caía 0,75 por cento, para 54.558 pontos.

JUROS <0#2DIJ:>

O DI janeiro de 2013 estava em 9,84 por cento ao ano ante 9,90 por cento no ajuste anterior.

EURO

A moeda comum europeia era cotada a 1,3329 dólar, ante 1,3343 dólar no fechamento anterior.

GLOBAL 40

O título de referência dos mercados emergentes, o Global 40, caía para 130,625 por cento do valor de face, oferecendo rendimento de 2,345 por cento ao ano.

PETRÓLEO

Na Nymex, o contrato de petróleo mais curto subia 0,70 dólar, a 96,87 dólares por barril.

(PANORAMA1, PANORAMA2 e PANORAMA3 são localizados no terminal de notícias da Reuters pelo código )

(Reportagem de Silvio Cascione; Edição de Vanessa Stelzer)