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PAC das Concessões deve aliviar gargalos no Rio

Empresários fluminenses apoiam medidas anunciadas por Dilma Rousseff, mas cobram urgência na modernização de rodovias próximas da capital

Por Da Redação
15 ago 2012, 19h09

O pacote de concessões anunciado nesta quarta-feira pelo governo federal representa, para empresários do Rio de Janeiro, a oportunidade de aliviar gargalos logísticos do estado. A avaliação do Sistema Firjan é de que as obras de duplicação da BR040, entre Juiz de Fora (MG) e Brasília, e da BR116, em Minas, podem ampliar a área de influência dos portos fluminenses. O conjunto de intervenções anunciado pela presidente Dilma Rousseff também inclui a duplicação de um trecho da BR101 na Bahia, o que desafoga a rota rodoviária em direção ao Espírito Santo.

Apesar da avaliação positiva sobre o pacote anunciado nesta quarta-feira – que amplia o regime de concessões e prevê investimentos de 133 bilhões de reais em rodovias e ferrovias nos próximos 30 anos – o empresariado fluminense reivindica soluções urgentes para dois outros gargalos próximos da capital: a nova pista da BR 116, na Serra das Araras, e o trecho até Petrópolis da BR040, ambas pistas com grande movimentação de carga e limitadas pela infraestrutura e dimensões de meados do século passado.

O estado também deve se beneficiar com obras previstas para o estado de São Paulo. O Ferroanel, com obras em dois trechos – de Nova Iguaçu (RJ) a Vitória (ES) e entre Campos dos Goytacazes (RJ) e Uruaçu (GO) -, vai se conectar ao ramal da linha férrea que chegará a Lucas do Rio Verde (MT). O resultado desse conjunto de intervenções será a criação de dois corredores ligando o Rio de Janeiro ao Centro-Oeste, passando pelas zonas industriais e agrícolas de São Paulo, pelo Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais e o polo agropecuário dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

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