Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ouro fecha em queda, no menor nível em quatro meses

A cotação do metal foi prejudicada pela alta do dólar ante o euro

Os contratos futuros de ouro negociados na Comex – divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex) – fecharam em forte queda nesta terça-feira, para o menor nível em quatro meses. O metal foi prejudicado pela alta do dólar ante o euro, causada pela complexa negociação para formação de um governo de coalizão na Grécia, o que aumenta as chances de o país ter de sair da zona do euro.

O contrato de ouro mais negociado, com entrega para junho, perdeu 34,60 dólares (2,1%), fechando a 1.604,50 dólares – o menor nível desde 3 de janeiro, que foi o primeiro dia de negociação deste ano, de acordo com dados da FactSet Research. “A volatilidade do dólar pode parecer apenas uma consequência da queda do euro. Mas seu impacto nas ações, commodities e metais preciosos é muito maior. Existe mais medo do que esperança em todas as classes de ativos”, comentou o diretor de pesquisa da BullionVault, Adrian Ash.

Embora a atratividade do ouro geralmente aumente em períodos de incerteza política e econômica, o metal é denominado em dólar, e assim se torna mais caro para compradores que usam outras moedas quando a divisa norte-americana se valoriza. Além disso, o ouro não é imune a ser vendido por investidores em busca de dinheiro quando outros mercados registram perdas significativas.