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Os gastos milionários de Apple e TikTok com lobby político nos EUA

Juntas, as duas empresas já gastaram mais de US$ 7 milhões; os gastos têm como meta deter ou mitigar a regulação das empresas

Por Renan Monteiro Atualizado em 22 jul 2022, 16h41 - Publicado em 22 jul 2022, 08h55

Para Apple e TikTok, o primeiro semestre de 2022 termina com gastos milionários na busca por influência política frente a legislações antitruste e contra a promessa de forte regulação das Big Techs nos Estados Unidos. Juntas, elas direcionaram para lobby o montante de 7,47 milhões de dólares, durante o intervalo de janeiro a junho deste ano. Foi um aumento de 47,4% para a gigante fabricante do iPhone, em relação ao mesmo período do ano passado, e um aumento de 20,86% para a rede dos vídeos virais. Os dados são divulgados pelo congresso americano, nos relatórios trimestrais de lobby.

Os gastos têm como meta deter ou mitigar a regulação das empresas de tecnologia, cada vez mais em pauta no legislativo americano. O destaque regulatório, atualmente, é a legislação bipartidária nomeada de American Innovation and Choice Online Act, em tramitação no Senado dos EUA. A senadora democrata Amy Klobuchar e o senador republicado Chuck Grassley lideram a articulação para a aprovação da medida, e a expectativa é de uma mudança radical nas regras de ranqueamento em plataformas de pesquisa e marketplaces. Com a justificativa de beneficiar pequenos negócios e competidores, as grandes plataformas poderão ser proibidas de colocar em destaque seus próprios produtos e serviços nos resultados de busca. Em síntese, isso tira poder de mercado das grandes companhias.

Tim Cook, CEO da Apple, vem atuando diretamente contra a legislação, tratando com senadores progressistas como John Ossoff (da Georgia) e ultraconservadores como Ted Cruz (Texas). Ao reconfigurar as regras de ranqueamento de grandes plataformas, como a loja da Apple, a legislação pode, por exemplo, permitir a instalação de aplicativos prejudiciais aos usuários do iPhone, alega o executivo número 1 da empresa.

No caso do TikTok, a pressão é costumeiramente maior desde os anos de Donald Trump na presidência da república. A empresa, controlada pela chinesa ByteDance, vem sendo acusada recorrentemente de colaborar com o Partido Comunista Chinês (PPC) na transferência de dados de usuários. Negando tal movimento, o CEO da empresa, Shou Chew, precisou responder a uma série de questionamentos de senadores republicanos.

O dinheiro gasto em lobby este ano está abaixo, porém, do valor que vem sendo gasto com propagandas contra as regulações das empresas. No intervalo de apenas uma semana, a Associação do Setor de Comunicações e Computação, uma das representes das Bigs Techs, gastou 22 milhões de dólares em anúncios contra a legislação bipartidária mencionada acima.

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