Operação vai fiscalizar trabalho de companhias aéreas nesta sexta
Procon deve monitorar filas de atendimento e fiscalizar as informações passadas pelas companhias, como, por exemplo, condições de cobrança e valores
Equipes do Procon farão uma operação (chamada de Pégasus) nos principais aeroportos do Brasil para fiscalizar as informações fornecidas e os trabalhos prestados pelas companhias aéreas aos clientes.
Em São Paulo, a instituição atuará em Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru. O trabalho começa às 8h desta sexta-feira.
As equipes devem monitorar filas de atendimento preferencial e prioritário (para idosos, gestantes, pessoas com deficiência, portadores de necessidades especiais), que são diferentes da fila para clientes fidelidade, e fiscalizar as informações passadas pelas companhias aos clientes, como, por exemplo, condições de cobrança, valores e possíveis benefícios para portadores de cartão fidelidade.
Caso seja notada alguma irregularidade, a equipe fará um relatório para depois notificar a companhia e enquadrá-la no código que foi infringido. A empresa pode ser multada posteriormente.
A operação foi sugerida pelo conselho federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).