Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU pede que EUA não produzam etanol

Diante da seca americana, Nações Unidas pressionam Casa Branca para que o país não 'desvie' parte de sua safra de milho para obtenção do biocombustível

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo à Casa Branca pela suspensão imediata da mistura obrigatória de etanol na gasolina no momento em que os preços dos alimentos sobem devido à estiagem nos Estados Unidos, informou nesta sexta-feira o jornal britânico Financial Times. Segundo a publicação, o pedido coloca mais pressão sobre o presidente americano, Barack Obama, para que discurse sobre o assunto em meio à corrida eleitoral.

Os Estados Unidos devem separar cerca de 40% da safra de milho para produção do biocombustível devido a um mandato do Congresso, apesar dos prejuízos significativos à produção decorrentes da pior seca americana em pelo menos 50 anos, disse José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), num artigo escrito para o jornal.

“Uma suspensão imediata e temporária do mandato daria uma folga para o mercado e permitiria que uma parte maior da produção fosse direcionada ao consumo humano e animal”, escreveu.

(com Agência Estado)