Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oito empresas que refletem os desafios brasileiros em 2012

Do varejo à construção civil, passando pelo setor de óleo e gás, confira as companhias em ascensão ou em dificuldades que merecerão atenção neste ano

O ano passado foi atribulado para grande parte das empresas brasileiras – por razões internas ou externas, boas ou ruins. Apesar do forte consumo e do aquecimento da economia doméstica no primeiro semestre, o cenário mudou significativamente a partir de junho, abrindo espaço a uma nova realidade bem menos otimista. O arrefecimento do crédito, a alta do dólar e as incertezas nos países da zona do euro fizeram com que muitas companhias tivessem de rever investimentos e planos para este ano. Outras efetuaram aquisições no final de 2011 e arriscam a entrada em novos setores no ano que começa. Há ainda as que deverão se reestruturar e repensar estratégias com base em um novo contexto econômico – de menor expansão do Produto Interno Bruto (PIB) e moderação do consumo.

Com base nesses fatos, o site de VEJA selecionou oito empresas – que atuam em diversos setores, como varejo, máquinas, construção civil e bancos – que merecem ser acompanhadas ao longo dos próximos meses. Todas passaram por momentos importantes no ano que se encerrou – situações que deverão repercutir em suas atuações nos próximos trimestres.

(colaborou Carolina Almeida)