Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Odebrecht teve lucro de R$ 490,7 milhões em 2013

Receita da empresa também registrou alta de 16%, para 96,9 bilhões de reais

A Odebrecht Holding, controladora das empresas do grupo, registrou lucro líquido de 490,7 milhões de reais em 2013, ante prejuízo de 1,5 bilhão de reais no ano anterior. Já a receita da empresa ficou em 96,9 bilhões de reais, alta de 16% na mesma base de comparação. O resultado foi alcançado mesmo com o prejuízo de 1,3 bilhão de reais da Odebrecht Agroindustrial, que, segundo a companhia, foi afetada pela crise do etanol.

Os resultados são reflexo do avanço do setor de infraestutura no país. Ao longo dos últimos anos, a Odebrecht tem sido a principal parceira do governo em obras de infraestrutura. Além de estádios da Copa do Mundo, a companhia levou importantes concessões como a rodovia BR-163, no Mato Grosso, e o aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Contudo, 49% do faturamento da companhia é decorrente da Braskem, braço petroquímico do grupo, e não da área de infraestrutura.

Apesar dos bons resultados, a grande expansão da empresa nos últimos anos, fez com que assumisse uma dívida recorde, além de torná-la muito mais sucetível às mudanças no cenário econômico devido a sua maior exposição no mercado.

A dívida bruta consolidada da empresa ficou em 73,2 bilhões de reais, enquanto a líquida foi de 52,4 bilhões de reais – alta de 15% ante 2012.

A empresa afirmou ainda que desembolsou 12,8 bilhões de reais em investimentos. O valor inclui 4,1 bilhões de reais do projeto Etileno XXI, 1,2 bilhão de reais da Odebrecht Transport, 1 bilhão de reais da Odebrecht Ambiental e 1 bilhão de reais da Odebrecht Energia.