Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

OCDE aponta nova desaceleração nas economias desenvolvidas

No G7, o índice caiu 0,3%, em seu sétimo retrocesso consecutivo

As principais economias mundiais seguem em processo de desaceleração divulgou nesta segunda-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE). Segundo os índices compostos, calculados em outubro, que indicam as tendências da atividade econômica, há uma desaceleração da atividade econômica na maioria das nações desenvolvidas, apesar das variações de intensidade na desaceleração, afirmou a entidade, que agrupa a maioria dos países ricos do planeta.

O indicador, elaborado para antecipar eventuais inflexões da atividade econômica, retrocedeu 0,3 ponto em outubro. É a oitava queda mensal consecutiva para a zona OCDE, integrada por 34 países. No conjunto do G7, dos países mais industrializados, o índice também caiu 0,3 ponto, em seu sétimo retrocesso consecutivo.

Os investimentos de tendência costumam preceder em cerca de seis meses os da atividade econômica, de acordo com a organização. “Os índices compostos avançados do Canadá, China e Estados Unidos continuam assinalando uma desaceleração da atividade econômica em torno de sua tendência em longo prazo, mas com um leve retrocesso” em relação ao mês anterior, indica a OCDE.

No Brasil, França, Alemanha, Índia, Itália e no Reino Unido, assim como na zona do euro, “os índices compostos avançados continuam assinalando fortemente uma atividade econômica abaixo de sua tendência a longo prazo”, acrescenta.

(Com agência France-Press)