Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Obama nomeia John Bryson secretário do Comércio

Presidente americano escolhe executivo engajado no combate às mudanças climáticas para o cargo. A posse, porém, depende da aprovação do senado

Por Da Redação 31 Maio 2011, 17h27

Bryson vai substituir Gary Locke, que deixa o cargo para ser o novo embaixador dos EUA na China

O presidente Barack Obama nomeou nesta terça-feira o executivo John Bryson para ser o novo secretário do comércio dos Estados Unidos. O nome, porém, ainda está sujeito à aprovação do Senado. O executivo irá substituir Gary Locke, que visitou o Brasil em março deste ano, e está deixando o cargo para ser o novo embaixador dos Estados Unidos na China.

Bryson pertence ao conselho do fundo de private equity Kohlberg Kravis Roberts (KKR), da Boeing e do grupo Walt Disney. Também é ex-presidente do conselho de administração da empresa de energia Edison International, além de ser um dos fundadores da organização de defesa do meio ambiente Natural Resources Defense Council. O executivo também foi membro do Grupo de Assessoria do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança Climática.

Recentemente, Bryson integrou o Painel Assessor sobre Adaptação Climática do então governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Em 2008, seu nome estava, inclusive, entre os cogitados para o cargo de secretário de Energia. Segundo o Wall Street Journal, sua expertise na área de energias renováveis foi essencial para sua escolha para o cargo.

A nomeação de Bryson, porém, poderá enfrentar obstáculos para ser aprovada pelo Senado. Vários senadores do Partido Republicano duvidam da teoria de que a atividade humana está acusando uma mudança climática global. Além disso, a bancada republicana no Senado já prometeu bloquear qualquer nomeação para o Departamento do Comércio até que Obama submeta ao Congresso, para ratificação, três acordos de livre comércio que estão pendentes.

(Com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade