Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama assina lei de despesas de US$ 1 trilhão para ano fiscal de 2012

Washington, 23 dez (EFE).- A Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta sexta-feira uma lei de despesas de pouco mais de US$ 1 trilhão para o ano fiscal de 2012, que evita o fechamento parcial da maioria das agências do Governo federal.

A medida, que fornece fundos para várias agências federais até setembro de 2012, foi aprovada no Senado no último sábado, após uma série de intensas negociações nas quais ambos os partidos se viram obrigados a fazer concessões. A Câmara de Representantes já havia aprovado a medida de despesas um dia antes.

Em 1,2 mil páginas, a medida fornece fundos para os departamentos de Estado, Defesa, Educação, Tesouro, Saúde, Trabalho, e Segurança Nacional, entre outras agências do Governo.

Entre as concessões negociadas no Congresso, os republicanos conseguiram frear a criação de novas regulações para a fabricação de lâmpadas de luz mais eficientes.

Em troca, tiveram que retirar a exigência de reverter a flexibilização de viagens e remessas dos cubano-americanos à ilha, ordenada por Obama no começo deste ano.

No entanto, a medida provocou críticas de diversos setores porque inclui cortes para a maioria das agências federais, com exceção do Pentágono, e para bolsas de estudos estudantis destinadas a famílias de pouca renda, além de uma redução de 17% em ajuda externa administrada pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). EFE