O melhor da tecnologia no Salão Aeronáutico de Paris
No Salão Aeronáutico de Paris, que acontece nesta semana, estão em exibição as mais recentes tecnologias em aviação civil e militar. Veja alguns exemplos
Por Maurício Grego
21 jun 2011, 20h09
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1/10 Um jato russo Sukhoi Superjet 100 decola em Le Bourget. Com configurações que vão de 75 a 95 assentos, esse avião, que voou pela primeira vez em 2008, compete com os modelos da Embraer (Alain Ernout / Divulgação/VEJA)
2/10 Híbrido entre helicóptero e avião, o X3, da Eurocopter, decola na vertical, mas possui duas hélices laterais capazes de impulsioná-lo a mais de 400 km/h, além de asas que ajudam na sustentação (Divulgação/VEJA)
3/10 O cargueiro Boeing 747-8i chegou a Paris queimando combustível misto, 85% de querosene e 15% de óleo de camelina. Em sua versão para passageiros, o 747-8 leva 467 pessoas, 51 a mais que seu antecesso (Wikimedia Commons/VEJA)
4/10 Um Rafale, da Dassault, voa sobre Paris. Esse caça pode carregar uma variedade de armamentos sob as asas e conta com sistemas eletrônicos avançados para dificultar sua detecção pelo radar (Mokrani / Divulgação/VEJA)
5/10 O helicóptero Tigre, da Eurocopter, demonstra sua capacidade de manobra. Sua fuselagem é feita de 80% de polímero com fibra de carbono e kevlar, material que também é usada em coletes à prova de balas (Mokrani / Divulgação/VEJA)
6/10 O Camcopter S-100, da austríaca Schiebel, é a única aeronave não tripulada aceita para voos de demonstração em Paris. Pode ser usado tanto em missões militares de reconhecimento como em filmagens aéreas civis (Alain Ernout / Divulgação/VEJA)
7/10 A Boeing levou vários aviões militares a Le Bourget. O jato de combate F/A-18F Super Hornet tem vários voos de exibição programados no evento (Reprodução/VEJA)
8/10 Cedidos pelas forças aéreas da Itália e do Reino Unido, aviões de combate Typhoon, da Eurofighter, voaram diretamente da Líbia ao Salão Aeronáutico de Paris para os voos diários de exibição (Divulgação/VEJA)
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Uma multidão observa o Airbus A380. Mas não é fácil manobrar o maior avião de passageiros do mundo no congestionado Le Bourget. Ontem, a aeronave bateu a asa numa estrutura próxima à pista e teve de ser substituída (Mokrani / Divulgação/VEJA)
10/10 Mais de 140 aeronaves estão em exibição em Le Bourget, entre helicópteros e aviões civis e militares. 42 delas estão fazendo voos de demonstração (Alain Ernout / Divulgação/VEJA)
O Salão Aeronáutico de Paris, que acontece nesta semana em Le Bourget, na periferia da capital francesa, tem mais de 140 aeronaves em exibição, entre helicópteros e aviões civis e militares. Deste total, 42 estão fazendo voos de demonstração. É um dos maiores eventos de aviação do mundo e uma vitrine para o que há de mais avançado em tecnologia aeronáutica.
Entre os aviões de passageiros, alguns destaques são o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, e o também gigante Boeing 747-8i, que chegou a Paris voando com uma mistura de 85% de querosene e 15% de biocombustível extraído da planta camelina. Aviões menores, como o russo Sukhoi Superjet 100 também comparecem.
Os jatos de combate mais avançados também têm voos agendados em Le Bourget. A Eurofighter chegou a trazer caças Typhoon diretamente da Líbia para as exibições, os quais foram cedidos pelas forças aéreas da Itália e do Reino Unido. Eles disputam atenção do público com seus concorrentes Rafale, da Dassault, e F/A-18F Super Hornet, da Boeing.
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