Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O depoimento de Dilma Rousseff para biografia de Luiza Trajano

Em depoimento sobre empresária, Dilma Rousseff diz que Luiza Trajano seria uma "excelente ministra" e rasga elogios: "inteligente, perspicaz e sagaz"

Por Felipe Mendes Atualizado em 15 jul 2022, 09h38 - Publicado em 14 jul 2022, 18h06

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, é discreta ao comentar sua relação com a ex-presidente da República, Dilma Rousseff. Mas, em sua biografia recém-lançada Luiza Helena: A Mulher do Brasil, Dilma recebe atenção singular no texto elaborado pelo escritor Pedro Bial, que dedica um capítulo inteiro para contar o périplo de Luiza nos bastidores dos governos petistas — sobretudo durante o segundo mandato do ex-presidente Lula, quando integrou o chamado “Conselhão”, e no primeiro mandato de Dilma, quando chegou a receber um convite para ser ministra.

Em depoimento ao livro, Dilma rasga elogios à empresária: “Luiza, desde cedo, impressiona por duas coisas: pela simplicidade e porque é extremamente inteligente, muito perspicaz, muito sagaz.” A ex-presidente da República prossegue afirmando que a empresária seria uma “excelente ministra”. O convite para assumir a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (que ganharia status de ministério) veio em 2011, por parte da própria Dilma. Analisando em retrospecto, ela ressalta a capacidade de negociar da empresária e diz que Luiza é diferente de outras lideranças empresariais. “Luiza seria uma excelente ministra. Por quê? Justamente pelos compromissos que ela tem com o país e que permitem que eu diga uma coisa: ao contrário de muitos países do mundo, a elite empresarial do Brasil olha muito pouco para o povo”, defende.

O livro detalha como veio o convite. Dilma estava em uma reunião do Conselhão, grupo de empresários criado por Lula, quando fora chamada pelo então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para falar com Dilma. Ao anunciar o convite para Luiza, Palocci interveio, dizendo que Dilma teria que “negociar isso com os partidos”. A então presidente, no entanto, bateu o pé. “A Luiza faz muitos anos que mexe com pequenas empresas. Por que o partido vai me dizer se devo colocar ela ou não?” Pronto. Entrevero formado. Luiza ficou mexida com a proposta, mas a antipatia de Palocci acabou tirando força da possibilidade. “O Palocci não queria que eu fosse [ministra] de jeito nenhum. […] Eu acho até que ele arrumou um jeito de falar para ela que eu não queria”, conta Luiza, no livro.

Curioso é que a relação de amizade entre Dilma e Luiza não começou da forma mais simpática possível. Da primeira vez que se falaram, Dilma, ainda como ministra-chefe da Casa Civil do governo Lula, teve de ouvir conselhos de Luiza. “Eu era do Conselho do Lula e um dia em Brasília a vi fazendo um discurso horrível, que me deixou muito assustada. Quase um ano depois, fui dar uma palestra e chegou uma comitiva com Lula, Mantega, Dilma… O Lula deu um show de comunicação e a Dilma, mais uma vez, foi péssima. Quando ela desceu do palco, eu a chamei num canto e a critiquei, dizendo que tudo que ela falava era muito masculino”, revela Luiza. “Na hora, pensei que ela fosse ficar indiferente. Para minha surpresa, ela confessou que o discurso não era para ela, e sim para o Lula, que pegou o discurso dela. […] Depois disso, nas vezes em que nos encontrávamos, ela sempre me perguntava se estava melhorando.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.