Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Número de casas com carros dobrou nos últimos 20 anos

Nos EUA, movimento é oposto: lares sem automóveis aumentaram

Por Da Redação
14 jul 2013, 12h20

O número de domicílios com carros no Brasil quase dobrou nas duas últimas décadas: saltou de 23% para 40% do total de moradias. Ou seja, de cada 1 000 residências, 400 têm um ou mais veículos nas garagens, de acordo com estatísticas tabuladas pelo jornal O Estado de S. Paulo com base no último Censo.

As deficiências no transporte público – que recentemente desencadearam uma onda de protestos em várias partes do país – e o próprio desejo do brasileiro de ter um carro tendem a manter o mercado automobilístico aquecido nos próximos anos. Mesmo com a falta de mobilidade nas grandes cidades e o alto custo para o consumidor para manter um veículo, as montadoras apostam em vendas de cinco milhões de unidades ao ano a partir de 2017.

Leia também:

Leia também: Produção e licenciamento de carros batem recorde no 1º semestre

No período em que o número de lares com carros cresceu 74% no Brasil, as vendas de veículos novos quase quintuplicaram. Saíram de 712 700 unidades, em 1990, para 3,5 milhões, em 2010. Neste ano, devem atingir o recorde de quase 3,9 milhões de unidades. “No Brasil, o carro ainda é um símbolo de status e a deficiência do transporte público é um fator que incentiva a compra”, diz a sócia da Prada Assessoria, Leticia Costa, especialista nos negócios da indústria automobilística.

Continua após a publicidade

EUA – Nos Estados Unidos, há um movimento oposto. No início dos anos 90, 5,7% dos lares não tinham automóveis, porcentual que subiu para 9,3% no ano passado e deve chegar a 10% este ano, segundo a consultoria americana CNW Marketing.

O Brasil tem atualmente 5,5 habitantes por veículo, enquanto nos EUA a razão é de 1,6 e, na Europa, de 1,9. “Os EUA são o país com a maior penetração de veículos por habitante do mundo, com muito pouco espaço para crescimento, enquanto o Brasil ainda pode crescer”, afirma Leticia.

As áreas rurais e cidades menores são as que mais devem ampliar o volume de carros em circulação, acrescenta o consultor sênior da A.T. Kearney, David Wong. Em metrópoles como São Paulo, a proporção de habitantes por veículo já se aproxima dos índices americano e europeu.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.