Número de assinantes de telefonia móvel cai pela primeira vez desde 2006
Segundo Anatel, queda se deve à desativação de linhas que não eram utilizadas pelos clientes

A base de telefonia móvel no Brasil teve em setembro sua primeira queda mensal desde junho de 2006, com a desativação líquida de 173,6 mil linhas, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quarta-feira.
Embora não tenha informado os motivos da queda do total de assinantes, a Anatel disse que as operadoras têm promovido a limpeza de sua base, ou seja, retirando linhas não utilizadas para reduzir custos.
A redução do total de assinantes em setembro ante agosto foi de 0,06%, para 268,27 milhões de linhas. Deste total, 211,34 milhões são de acessos pré-pagos, o equivalente a 78,78% do total, e 56,93 milhões pós-pagos (21,22%). A banda larga móvel representava 88,31 milhões de acessos, dos quais 552,63 mil por terminais 4G.
Leia também:
Telefónica vende unidade tcheca para focar em Itália e Brasil
Cobertura 4G chegará a 72 cidades até o fim do ano, diz Vivo
Novos limites da internet banda larga já estão em vigor
A Vivo permaneceu na liderança do mercado em setembro, com 28,56% de participação. No entanto, a empresa registrou o maior volume de desativações no período: 463,3 mil.
A TIM Participações ficou em segundo lugar, com 27,17% de fatia de mercado, e 31,7 mil desativações. Já a Claro foi a única a adicionar linhas em setembro, com 321,2 mil adições e fatia de mercado de 25,14%. A Oi, por sua vez, registrou desativação de 35,5 mil linhas, mantendo sua fatia de mercado de 18,64%.
(Com Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)