Novo leilão de energia vai disponibilizar 26,3 mil megawatts ao sistema
Pleito está marcado para 31 de outubro e envolve 1.034 projetos, sendo a maior parte de energia eólica

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 1.034 projetos de geração de energia para o leilão de reserva de 2014, no total de 26.297 megawatts, informou nesta terça-feira a entidade em comunicado. O leilão está marcado para 31 de outubro e busca restaurar o equilíbrio entre a oferta e demanda após a crise aguda enfrentada pelo setor devido à falta de chuvas e à má condução dos leilões promovidos pelo governo no ano passado.
Este leilão será importante no atual momento, já que as distribuidoras estão com descompasso entre a energia já contratada e a demanda. No ano passado, os leilões tradicionais do mercado cativo não preencheram todas as necessidades das distribuidoras e, por isso, elas precisam comprar eletricidade no caro mercado à vista. Apesar dos esforços do governo para que as empresas não repassem a conta neste ano aos consumidores, através dos reajustes e revisões tarifárias, no fim, os gastos extras serão pagos de algum modo pelos brasileiros.
Leia também:
Sócios vão pagar R$ 700 mi a mais por Belo Monte
Aneel: conta de luz pode subir em agosto se não houver solução para gastos das elétricas
TCU investiga irregularidades no setor elétrico
A fonte solar fotovoltaica tem 400 projetos cadastrados, no total de 10.790 MW. A energia eólica cadastrou 626 projetos, no total de 15.356 MW. Já as térmicas a biogás e resíduos sólidos urbanos cadastraram 8 projetos, somando 151 MW. Os projetos ainda precisarm passar pela fase de habilitação para poderem efetivamente ofertar energia no leilão.
(Com agência Reuters)