Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo Airbus A350 realiza primeiro voo teste

Modelo vai competir com lançamento da Boeing; decolagem foi o primeiro passo para colocar aeronave em operação comercial até o fim de 2014

O A350, a nova aeronave de longa distância da Airbus, realizou na madrugada desta sexta-feira seu primeiro voo teste. O avião decolou do aeroporto de Toulouse-Blagnac, no sudoeste francês, e é considerado um investimento crucial na competição entre Airbus e Boeing no lucrativo mercado de viagens de longa distância.

O voo decolou com seis tripulantes e toneladas de equipamentos de teste e voltou depois de quatro horas. Esse é o primeiro passo de uma campanha de testes que tem o objetivo de colocar o A350 em operação até o fim de 2014.

Para lançar o novo modelo, a Airbus realizou estudos durante oito anos e investiu cerca de 15 bilhões de dólares. O novo modelo terá entre 270 e 350 assentos, poderá realizar voos de 15 mil quilômetros.

A aeronave é uma resposta direta à Boeing, que lançou neste ano o 787 Dreamliner, modelo que enfrentou problemas de funcionamento e chegou a ser suspenso em vários países.

A agência de notícias France-Presse também divulgou um vídeo da nova aeronave. Confira:

Leia também:

Airbus fecha o maior contrato da história: 234 aviões por € 18,4 bilhões

Brasil cresce, mas China é o foco da Airbus

Pouso de emergência no Japão põe Boeing na berlinda

(com agência France-Presse)