Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Nova ajuda à Grécia depende de acordo com Troika–EFSF

Por Da Redação 10 Maio 2012, 07h40

VIENA, 10 Mai (Reuters) – A Grécia terá que concordar com os termos de uma ajuda financeira de parceiros internacionais para que receba mais dinheiro depois de junho, afirmou o diretor do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês).

Klaus Regling afirmou em uma conferência financeira que o fundo enviou, como acordado, 4,2 bilhões de euros à Grécia na quinta-feira para ajudar o país a cumprir suas obrigações relacionadas à dívida.

“De acordo com a primeira parcela existente, que já havia sido aprovada há algum tempo, há mais 1 bilhão disponível para o serviço de dívida em junho, mas precisa haver outra visita da Troika e um acordo sobre o que acontecerá no segundo semestre do ano e no próximo ano. Portanto, não haverá mais desembolsos antes que haja um acordo com a Troika”, disse ele.

A Troika é o grupo formado por União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu para negociar com a Grécia.

Os governos da zona do euro resgataram a Grécia na quarta-feira ao concordarem com o pagamento do fundo de resgate, apesar da oposição de alguns membros após o resultado inconclusivo das eleições gregas.

(Reportagem de Sakari Suoninen e Michael Shields)

Continua após a publicidade
Publicidade