Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Nokia e RIM (Blackberry) chegam a acordo sobre patentes

Acordo comercial pôs fim a disputa entre as fabricantes de celular sobre uso de tecnologia

Por Da Redação 21 dez 2012, 07h53

A finlandesa Nokia anunciou nesta sexta-feira em um comunicado que solucionou, com um acordo comercial, a disputa sobre patentes que travava com sua rival canadense RIM, fabricante do Blackberry.

No fim de novembro, a Nokia iniciou processos nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido para alcançar a aplicação de uma arbitragem pronunciada na Suécia e que lhe dava razão. Apesar da expiração de uma licença, a canadense continuava empregando tecnologias de transmissão (WLAN) patenteadas pela Nokia.

“A Nokia assinou um novo contrato de licença de patente com a Research in Motion (RIM). Este acordo culminará em um arranjo de todos os litígios existentes entre as duas empresas em relação às patentes, e na retirada de todas as demandas em curso”, indicou o grupo finlandês.

Leia também:

Fabricante do Blackberry é condenada por violação de patente

A Nokia lembrou ter investido “mais ou menos 45 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento” nos últimos 20 anos.

A disputa provinha de interpretações divergentes sobre os alcances do contrato de licença, assinado inicialmente em 2003. Em 2011, para se libertar deste contrato, a RIM havia pedido uma arbitragem que finalmente resultou ser desfavorável a ela.

(com Agence France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade